Vaquejada de Búfalos no Marajó


A Fazenda Sanjo é uma tradicional propriedade na Ilha do Marajó que, além da criação de búfalos e de cavalos marajoaras, realiza diversas atividades turísticas, tal como passeios, pesca, trilhas, e cavalgadas, além da emocionante “Doma de Búfalos” que narro a seguir.


Passeio pelo Rio Paracauari

Nosso passeio se inicia com o translado pelos rios da região, feito em pequenas lanchas chamadas voadeiras. Esta parte do passeio é muito agradável, com intenso contato com a natureza, que inclui alguns respingos d'água para amenizar o calor. Além da paisagem deslumbrante, apreciamos alguns barcos de famílias ribeirinhas, além de muitos pássaros da região: Guarás, garças, jaburus.


Chegada na Fazenda de Búfalos

Chegando às margens da Fazenda fomos recebidos pela proprietária, Ana Tereza, que nos aguardava com alguns cavalos e também uma carroça puxada por Búfalo, para nos levar até a sede da propiedade. A casa é bem estruturada, possuindo um pequeno museu com peças de cerâmica marajoara, e uma grande varanda onde descansamos e fizemos refeições. A decoração é simples e rústica, muito bonita e bem cuidada.
Após um pequeno lanche, fomos para a primeira atividade, uma pequena cavalgada pelas proximidades contemplando os campos marajoaras até uma pequena mata, onde é mantida uma réplica de um cemitério indígena. Fomos acompanhados por várias crianças da fazenda.


Almoço marajoara

O almoço regional incluiu inúmeros pratos típicos tais como: frito do vaqueiro, filé de búfalo, pernil de porco, queijo de búfala, peixes, saladas, sucos de fruta, pão caseiro, tapioquinha na manteiga, doces da região, açaí, cupuaçu, entre outros. Após tantas delícias, repousamos na rede por uma hora, antes de partirmos para próxima atividade: A "Tocagem de Búfalos".
Partimos à cavalo, novamente acompanhado pelas crianças, e pelos vaqueiros. Após uma breve cavalgada pelos campos encontramos um enorme grupo de búfalos. Ficamos no meio da manada e pudemos perceber como os animais são dóceis e fácil de tanger. Nossa missão passou a ser então tanger os búfalos para o pasto próximo à sede, acompanhando todo grupo.


Doma de Búfalos

Após a "tocagem", teve início uma vaquejada, com os vaqueiros laçando os búfalos e em seguida domando-os em rodeios. Diversos vaqueiros mostraram suas habilidades no laço e na doma, até mesmo algumas crianças que nos acompanharam. Foi-nos dada à chance de tentar laçar alguns garrotes, mas sem muito sucesso. 


Após um dia repleto de atividades, à volta de barco para pousada no final da tarde, foi ainda mais prazerosa, acompanhada por diversas de aves como periquitos, garças e guarás.

Veja o Vídeo da Doma de Búfalos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...